top 10


(numa pedra, algures no monte petrín)
dizem que praga é o coração geográfico da europa.
eu digo-vos o que me ficou no coração...

o amontoado de túmulos do antigo e pequeno cemitério judeu, com lápides datadas de 1439 até 1787. calcula-se que 200.000 judeus tenham sido aí sepultados em camadas sobrepostas.

a sinagoga pinkas, fechada para «restauro» pelos comunistas em 1967 e só reaberta em 1991. este edifício do século XV tem as paredes interiores cobertas com os nomes das cerca de 80.000 vítimas checas e morávias do holocausto.

o relógio rococó da câmara municipal judaica, com letras hebraicas no mostrador que se lêem da direita para a esquerda e ponteiros que andam ao contrário.

o relógio astronómico na praça da cidade velha. de hora a hora, das 8 às 20, doze apóstolos, reconstruídos após a destruição dos originais pela artilharia alemã em 1945, passeiam entre as duas janelas que se abrem enquanto os sinos tocam, o galo canta e o esqueleto dança.

o monte petrín, sobre malá strana, coberto de florestas e pomares escondidos pela neve. na margem direita do moldava, 300 metros acima do nível do mar, esta antiga vinha revela a velha praga com muito mais do que as 100 cúpulas que lhe dão nome.

a ponte carlos engalanada de estátuas de santos e outras figuras religiosas. atrasa-se o passo para ouvir os dixieland, a banda de jazz que lá costuma tocar, e para ver o brilho no relevo da estátua de bronze de joão nepomuceno, no sítio onde muitos passam a mão.

o castelo de praga, reconstruído inúmeras vezes desde a sua construção no nono século, alberga várias igrejas, um mosteiro, um palácio, jardins, torres, gárgulas, titãs, ... às 12h, a guarda do castelo muda com um aparato imperdível.

os dísticos da cidade na nerudova. a rua que leva ao cimo do monte é também um bairro de artistas que serpenteia entre antigos palácios e revela as melhores lojas de marionetas de praga.

o chocolate quente e as staročeský trdelník vendidos em muitas esquinas.

o jazz boat. um passeio de barco à noite, um concerto ao vivo e um jantar gourmet.

4 comments


  • K

    Obrigado pela «visita guiada».</>K


  • Juro

    Por acaso é uma cidade que gostava de conhecer…. obrigada pelas dicas!


  • Vespinha

    Fiquei nervosinha para conhecer!


  • Anónimo

    O cemitério judeu também ficou no meu coração. S.A.


Leave a comment


Please note, comments must be approved before they are published


Do you want to customize a product with this amazing doodles?

Customize